Como saber o número do CPF de uma pessoa pelo nome

O CPF é hoje um dos documentos mais importantes no Brasil. Com ele, pode se consultar todos os dados relacionados a uma pessoa no país. Entre eles, desde saber se seu nome está sujo, até se há alguma restrição criminal. Porém, o que muitas pessoas não sabem, é que existe uma forma de Como saber o número do CPF de uma pessoa pelo nome.

Essa consulta pode ser necessária, quando você precisa dos dados do CPF e não há como entrar em contato com o titular. Para nossa sorte, existem ferramentas muito úteis, que permitem Como saber o número do CPF de uma pessoa pelo nome. Separamos uma lista com algumas informações que podem te ajudar.

Como saber o número do CPF de uma pessoa pelo nome
Como saber o número do CPF de uma pessoa pelo nome

Como saber o número do CPF de uma pessoa pelo nome

O cadastro de Pessoa Física possui atualmente, 11 números e não pode ser alterado de maneira nenhuma. A alteração do número do mesmo só pode ocorrer, se houver uma autorização ou decisão judicial. O número fica registrado e mantido pela Receita Federal brasileira e é um registro de identificação nacional.

Pra que serve o CPF ?

O número do cadastro de pessoa física, serve para diversas consultas do indivíduo. Geralmente, é associado a questões financeiras, como financiamentos, empréstimos, cartões de crédito e concursos públicos. Além dessas associações, é possível retirar antecedentes criminais e é até mesmo usado em casos de transferências bancárias. Em outras palavras, podemos dizer que, o CPF é o documento mais importante do Brasileiro, já que tudo gira em torno dele.

Como descobrir o número do CPF pela internet?

A consulta do CPF pela internet somente é feita se a pessoa que está consultando, estiver associado a uma empresa que faz analise de crédito. Geralmente, o SPC, Serasa e outras empresas de análise de crédito e risco possuem esse tipo de autoridade.

Quando se tem acesso a esses sistemas, o levantamento é exclusivo para analise de crédito. Em outras palavras, se o nome da pessoa está sujo ou não. Essa restrição de consulta, é feita em medida para proteger os dados do consultado, já que, pode correr o risco de fornecer informações sigilosas para ladrões de dados.

Porém, existe uma forma “paga”, de fazer a consulta. Se trata do site Brasil Consultas, que oferece uma forma paga de consultar os dados. Esse pagamento é feito de forma pré-paga e pós-paga. Sendo que a pós-paga, é feita através de uma contratação de um plano e pode ser consultado até 5 títulos de CPF  de uma só vez.

É importante ressaltar que, a consulta pelo nome, pode gerar duplicidade, já que, existem muitos nomes comuns no Brasil.

Como conseguir o número do CPF presencialmente?

A forme de consultar o número de um CPF pelo nome de forma presencial é um pouco mais complicada. O procedimento só pode ocorrer se você for o representante legal, judicial ou procurador de uma pessoa.

A consulta é feita em agências de análise de risco, como SPC, Serasa e outras empresas que prestam esse tipo de serviço. Em muitas cidades no Brasil, existem as Câmaras de dirigentes de lojistas (CDL), que prestam essa consulta, e podem informar os dados para o consultor.

Como consultar CPF pelo CNPJ

Toda empresa que possui um CNPJ tem o CPF de seu(s) sócios disponíveis para consulta. Mais uma vez, ressaltamos que essa consulta, é fornecida com a finalidade de cobrança e análise de crédito. De qualquer forma, é cobrado um valor por cada solicitação ou mensalidade pelo consulta com um número x de consultas.

Confira outras formas de ser feito a consulta:

Nome completo da pessoa. Cuidado nesse momento, pois homônimos (pessoas com mesmo nome) podem prejudicar a pesquisa, e mais dados podem ter de ser fornecidos para evitar confusões.

Telefone: É possível consultar o CPF através do telefone fixo ou móvel com DDD.

Veículo: Você pode consultar o CPF de uma pessoa através da placa ou documentos de um veículo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *